Domingo, 21 de Dezembro de 2025
23°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

BINACIONAL : Hidrelétrica de Ribeirão em Rondônia volta aos planos do governo federal

O ministro de Minas e Energia anunciou que o projeto da UH na divisa do Brasil com a Bolívia é visto como prioridade

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondoniaovivo
26/08/2025 às 20h40
BINACIONAL : Hidrelétrica de Ribeirão em Rondônia volta aos planos do governo federal
Foto: Reprodução/You Tube

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o governo federal tem interesse em retomar o plano de construção da usina hidrelétrica binacional no rio Madeira, numa parceria com a Bolívia. O projeto da Usina Hidrelétrica de Cachoeira do Ribeirão parte de estudos preliminares de alto potencial realizado na fronteira entre Brasil e Bolívia, no rio Madeira, perto no Nova Mamoré (RO).

 

Esse mega projeto foi suspenso pelos governos anteriores e deve ser retomado dentro dos planos do governo para reforçar a indústria hidrelétrica brasileira. Silveira falou que a construção da segunda hidrelétrica binacional, a exemplo de Itaipu, construída em parceria com o Paraguai, deve ampliar a capacidade de geração de energia para integrar o sistema nacional.

 

“Para retomada das grandes hidrelétricas, ampliamos a cooperação técnica com a Bolívia para aproveitar o potencial do Rio Madeira. Falei com o presidente Lula sobre a importância de enfrentarmos esse debate e a ideia é garanto avançar. Quem sabe uma nova binacional está a caminho, repetindo o sucesso de Itaipu”, disse o ministro.

A afirmação do ministro ocorreu na sexta-feira (22), durante a apresentação dos resultados do leilão de contratação de energia gerada em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), em que Rondônia foi contemplado com uma nova PCH dentre os 13 empreendimentos leiloados na semana passada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários