
A Prefeitura de Guajará-Mirim inaugurou, nesta quinta-feira (21), o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU). Embora o contrato de locação não mencione o endereço do imóvel, ele está localizado na Avenida Cândido Rondon, nº 1148, bairro São José, e abrigará a sede administrativa da pasta responsável pelas políticas públicas de saúde no município.

O evento de inauguração contou com a presença de servidores, autoridades municipais e estaduais, além de membros da comunidade. A cerimônia foi marcada por discursos e celebrações, exaltando a nova estrutura que, segundo a gestão municipal, representa um avanço para a melhoria dos serviços públicos na área da saúde.

De acordo com informações obtidas pelo Portal Guajará junto ao contrato de locação, o valor mensal pago pelo novo imóvel será de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), totalizando R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) ao longo dos 12 meses de vigência contratual.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guajará-Mirim: Novo prédio da Semsau
O Termo de Referência do contrato estabelece como exigências mínimas para a locação: 12 salas funcionais, 4 banheiros com água encanada, rede de esgoto sanitário funcional, internet com infraestrutura adequada, acessibilidade, pintura nova, piso cerâmico em todos os ambientes, estacionamento coberto para veículos oficiais da secretaria, além de estrutura que garanta conservação, salubridade e segurança.
No entanto, não foi possível localizar nas cláusulas do contrato a informação exata sobre o número de repartições existentes no imóvel. Por outro lado, segundo informações divulgadas no site oficial da Prefeitura, o prédio dispõe de 21 salas, 24 banheiros, uma moderna sala de regulação e estacionamento coberto.
Imagem da matéria divulgada no site oficial da prefeitura
Apesar da descrição formal e também a divulgação no site da prefeitura, o Portal Guajará obteve imagens do pátio da garagem da nova sede da secretaria, que mostram que o espaço não possui cobertura suficiente para abrigar todos os veículos da Secretaria Municipal de Saúde. A situação pode contrariar o item do contrato que exige estacionamento coberto para os veículos oficiais da pasta. Veja as imagens abaixo!


Imagens de dentro do patio da garagem da nova Semsau
A mudança de endereço também gerou críticas nas redes sociais. Internautas questionaram a decisão do prefeito Netinho de transferir a Semsau do antigo prédio do Incra, que não gerava custos de aluguel para o município. Já outros alegaram que a estrutura do antigo prédio estava em péssimas condições. Veja abaixo:


Imagens: Redes Sociais
A decisão gerou ainda mais repercussão após a informação de que o imóvel anterior poderá ser ocupado por um setor da Polícia Civil, algo que ainda está em discussão, conforme informou o Delegado Rogério Pereira ao Portal Guajará.

Foto: Antigo prédio do Incra
A mudança de sede da Secretaria Municipal de Saúde segue gerando debates na comunidade. Enquanto a nova estrutura representa avanços em termos de espaço e infraestrutura, questões como o custo do aluguel, a ausência de informações no contrato e dúvidas sobre o cumprimento total das exigências levantam pontos de atenção. A expectativa agora é que o novo prédio atenda adequadamente às demandas da saúde pública no município.
Veja na íntegra o Contrato Nº 29/2025
Fonte: Portal Guajará