Domingo, 21 de Dezembro de 2025
23°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Formação em manuseio e operação de armamento contribui para fortalecimento técnico de servidores em Nova Mamoré

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de manuseio e operação do armamento, o governo de Rondônia promoveu, no dia 18 de agosto, em Nova Mamoré, o...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
22/08/2025 às 10h38
Formação em manuseio e operação de armamento contribui para fortalecimento técnico de servidores em Nova Mamoré
Com 10 horas de formação prática, policiais penais foram treinados em técnicas de tiro, manuseio e operação segura de armamento bélico

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de manuseio e operação do armamento, o governo de Rondônia promoveu, no dia 18 de agosto, em Nova Mamoré, o curso de armamento bélico de Pistola 9mm, direcionado aos policiais penais. Executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep). O curso teve duração de 10 horas e proporcionou aos servidores o aperfeiçoamento das habilidades de tiro e técnicas táticas, garantindo respostas mais rápidas e seguras às situações críticas e, ao final, os participantes receberam certificados de conclusão.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação dos servidores é fundamental para promover um sistema prisional ainda mais seguro e eficiente, com reflexos diretos na proteção da sociedade.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Policiais penais de Nova Mamoré recebem capacitação para fortalecer a segurança
Policiais penais de Nova Mamoré recebem capacitação para fortalecer a segurança

A formação e o desenvolvimento profissional dos servidores, por meio de ações de capacitação, proporcionam desempenhos de excelência nas suas atribuições, promovendo aprimoramento contínuo e maior confiança no desempenho das atividades diárias no sistema prisional.

O curso abordou os seguintes tópicos:

  • Regras de segurança;
  • Nomenclatura e funcionalidades das peças;
  • Desmontagem e montagem;
  • Fundamentos do tiro;
  • Posições e técnicas de tiro;
  • Técnicas de recarga: administrativa, emergencial e tática;
  • Técnicas de deslocamento;
  • Uso de coberturas e barricadas; e
  • Solução de panes.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a utilização de armamento bélico exige formação contínua. “Esse tipo de treinamento garante que os policiais penais estejam preparados para atuar com segurança, eficiência e dentro dos mais altos padrões profissionais”, destacou.

Fonte
Texto: Laiara Gonçalves sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários