A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um ofício indicando que 40 pessoas físicas e 10 pessoas jurídicas (empresas e organizações) foram identificadas e multadas por terem organizado bloqueios rodoviários ao redor do país em protesto à derrota eleitoral de Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pelo portal g1.
As identificações são fruto de um monitoramento realizado pela PRF entre o dia 30 de novembro, quando começaram os primeiros bloqueios, e o dia 6. Ao todo, foram distribuídas 55 multas, cada uma de R$ 17,6 mil, por organização de protesto que bloqueie o trânsito e o direito de ir e vir, conduta prevista no Art. 253-A do código nacional de trânsito. Além disso, todos passam a ter o direito de dirigir suspenso por um ano.
Outros mais de 2,4 mil motoristas também foram multados por participar dos bloqueios, que exigem um golpe militar para anular o resultado das eleições. Cada um deles foi multado em cerca de $ 5,8 mil. O ofício foi requisitado pelo STF para inclusão no inquérito que investiga se houve prevaricação da PRF diante da demora para o enfrentamento dos bloqueios.