Domingo, 21 de Dezembro de 2025
22°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Eyder Brasil apresenta projeto de lei para instalar câmeras em salas de aula da rede estadual

Proposta visa garantir a segurança de alunos e profissionais da educação nas escolas públicas estaduais de Rondônia.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
13/08/2025 às 11h34
Eyder Brasil apresenta projeto de lei para instalar câmeras em salas de aula da rede estadual
Deputado estadual Eyder Brasil (Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado estadual Eyder Brasil apresentou projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a instalar câmeras de videomonitoramento — sem captação de áudio — nas salas de aula das escolas públicas estaduais.

O objetivo é prevenir violência física ou psicológica, no ambiente escolar e auxiliar em investigações de incidentes.

O projeto prevê que o acesso às imagens seja restrito à direção escolar, à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e às autoridades competentes mediante solicitação justificada. As imagens devem ser armazenadas em sistema seguro, com controle de acesso, e não podem ser usadas para avaliação pedagógica ou disciplinar individual.

A proposta determina comunicação transparente com a comunidade escolar sobre a presença e finalidade das câmeras. Escolas com maiores índices de violência, conforme dados da Seduc, terão prioridade na instalação. Dados recentes do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apenas 20% das escolas na região Norte possuem câmeras internas, número abaixo da média nacional de 44%.

“Queremos que nossos estudantes e professores se sintam mais seguros em sala de aula. As câmeras vão ajudar a coibir violência e garantir que cada escola seja um ambiente protegido e de aprendizado”, afirmou Eyder Brasil.

 

Texto: Débora M. Grécia | Assessoria Parlamentar
Foto: Secom ALE/RO

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários