
Durante sessão ordinária realizada na segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Nova Mamoré aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador André do Sindicato (PT) que denomina como Avenida Francisco Rosa da Silva uma via localizada no bairro Ambrósio, entre a Avenida 12 de Outubro e a Avenida Rio Taquara, nas quadras 22.14 e 22.12.
O vereador André do Sindicato comemorou a aprovação do projeto, destacando que a homenagem é justa e necessária para reconhecer a importância de Francisco Rosa da Silva, carinhosamente conhecido como “Chico Rosa”, que foi um dos pioneiros da região e deixou um legado de dedicação, trabalho e amor à comunidade.
Francisco Rosa da Silva nasceu em Frecheirinha, no Ceará, e migrou ainda jovem para o Norte do Brasil, onde construiu sua vida no Território Federal de Rondônia. Juntamente com sua esposa Josefa Pereira da Silva, formou uma grande família e enfrentou inúmeros desafios, como doenças tropicais e dificuldades de acesso à educação. Apesar das adversidades, todos os seus 10 filhos sobreviventes concluíram o Ensino Médio, e seis deles chegaram ao ensino superior, tornando-se motivo de orgulho para o casal.
Além de agricultor, Chico Rosa contribuiu com obras públicas ao ceder parte de sua propriedade para o desenvolvimento do município e trabalhou como guarda no extinto Banco Beron. Apaixonado por futebol e engajado politicamente, permaneceu atuante até os últimos anos de vida.
Francisco faleceu em fevereiro de 2021, aos 79 anos, vítima da Covid-19. Agora, sua memória será perpetuada pela denominação da avenida que levará seu nome, projeto que ainda aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor oficialmente.
Ao final da sessão, o vereador André do Sindicato registrou o momento especial ao posar para uma foto ao lado de Roberto Pereira Rosa, filho do homenageado, em sinal de respeito e reconhecimento à família Rosa da Silva.

Fonte: da assessoria