Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Regularização: Deputada Cristiane Lopes Propõe Projeto de Lei que Transfere Terras da União para Rondônia

Segundo a parlamentar a proposta prevista no PL destrava a regularização fundiária nos moldes já adotados em Roraima e Amapá

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: da assessoria de imprensa
05/08/2025 às 09h56
Regularização: Deputada Cristiane Lopes Propõe Projeto de Lei que Transfere Terras da União para Rondônia
Foto: Divulgação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista/RO) avança com o Projeto de Lei nº 3609/2024, que propõe a transferência de terras da União para o Estado de Rondônia. A iniciativa é considerada um passo fundamental para a regularização fundiária e o fortalecimento da produção rural no estado.

 

“Essa proposta representa um ato de justiça com Rondônia. É impossível avançar em segurança jurídica, planejamento territorial e desenvolvimento sustentável sem resolver a questão fundiária que nos trava há décadas”, afirmou Cristiane Lopes.

 

A matéria está atualmente em análise na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados,e segue o modelo já adotado por outros estados da região Norte, como Roraima e Amapá, que obtiveram a transferência de terras da União em 2025 e 2021, respectivamente. 

 

A experiência desses estados mostra que a descentralização é decisiva para destravar políticas públicas, permitir o georreferenciamento eficiente das glebas e beneficiar pequenos produtores, comunidades tradicionais e o desenvolvimento regional.

 

O texto exclui, de forma objetiva, áreas de interesse nacional, como unidades de conservação, terras destinadas ao Ministério da Defesa e assentamentos já organizados.

 

Com a aprovação, Rondônia poderá enfim implementar políticas fundiárias próprias e eficazes, com mais responsabilidade, transparência e respeito às legislações ambientais e sociais. 

 

“O projeto está alinhado aos princípios constitucionais de descentralização e fortalecimento do pacto federativo”, concluiu Cristiane.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários