Quinta, 18 de Dezembro de 2025
20°C 32°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Campus Guajará-Mirim certifica catadores da ASCANOV por participação na 30ª EXPOAGUM

Os catadores atuaram durante todos os dias da feira, com espaço reservado junto ao IFRO para apresentação de seus trabalhos.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: da assessoria de imprensa
30/07/2025 às 11h10
Campus Guajará-Mirim certifica catadores da ASCANOV por participação na 30ª EXPOAGUM
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, por meio do Departamento de Extensão (Depex), certificou membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida (Ascanov) pela participação no estande institucional durante a 30ª Exposição Agropecuária de Guajará-Mirim (Expoagum). Os catadores atuaram durante todos os dias da feira, com espaço reservado junto ao IFRO para apresentação de seus trabalhos.

A ação integrou as atividades do projeto de extensão “Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda”, que conta com a parceria da Ascanov para a fabricação de vassouras a partir de garrafas PET. A produção tem como objetivo contribuir para a geração de renda dos associados por meio da reciclagem. O Projeto Resíduos Sólidos busca promover a sustentabilidade socioambiental e a inclusão social por meio da educação socioambiental, coleta seletiva e compostagem, com ações concentradas no Bairro Tamandaré, em Guajará-Mirim, incluindo campanhas educativas, mutirões de limpeza, instalação de lixeiras e containers de coleta seletiva, além da capacitação ao lado da Ascanov.

Paulo Lacerda, Coordenador do eixo Campanha Educacional do projeto, destacou a importância da iniciativa. “Primeiramente, o projeto Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda agradece ao Departamento de Extensão pela oportunidade de apresentar parte do nosso trabalho na 30ª Expoagum, mostrando a fabricação de vassouras feitas a partir de garrafas PET, desenvolvida em parceria com a Ascanov. Essa ação busca gerar uma renda extra para os associados, por meio da produção e venda dessas vassouras sustentáveis. Participar de uma feira como a Expoagum é muito importante, pois muitas pessoas puderam visitar nosso stand e conhecer de perto essa iniciativa que une sustentabilidade, geração de renda e valorização do trabalho dos catadores. Além disso, o fato de o Departamento de Extensão certificar os associados que participaram demonstra reconhecimento e valorização pelo esforço e dedicação de todos os envolvidos nesse processo”, afirmou.

Conforme a Chefe do Depex do Campus Guajará-Mirim, Luana Ferreira da Silva, “o Departamento de Extensão se orgulha de apoiar o projeto Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda, que alia sustentabilidade à valorização do trabalho dos catadores. A participação na 30ª Expoagum mostra como iniciativas simples podem gerar impacto social real. Além disso, estamos desenvolvendo novos projetos voltados à alfabetização e inclusão digital, especialmente para os catadores idosos, reforçando nosso compromisso com a cidadania, a educação e a transformação social.”

A 30ª Expoagum foi realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no Parque de Exposições (Acrivale), com participação ativa do IFRO em diversas frentes, entre elas a divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Em suas edições, o evento conta com a participação de instituições públicas e privadas.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários