
Em meio à natureza preservada do Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira, em Porto Velho, o museu do espaço guarda uma riqueza que surpreende os visitantes: mais de 150 itens, entre animais taxidermizados, espécies conservadas em álcool ou formol, fósseis e elementos da flora amazônica. O acervo é resultado de anos de catalogação e parcerias institucionais, que ampliou ainda mais a diversidade do espaço.
.jpeg)

As curiosidades do que é exposto no acervo despertam o fascínio do público, especialmente de quem está visitando o espaço pela primeira vez ou após muitos anos. É o caso da dona de casa Cris Almeida, que retornou ao parque depois de uma década, acompanhada do marido, o servidor público Manoel Amorim. “Mudou muito. Para chegar aqui está bem mais acessível, e o museu tem a nossa história, nossos animais, a fauna, a flora... Estou amando!”, afirmou.
Já a estudante Jéssica Ribeiro, acompanhada da filha Ana Cecília, de 7 anos, se encantou com a diversidade do local. “É a nossa primeira vez no museu. Me encantei com tudo. Os bichos, a diversidade... É um aprendizado que a gente leva para a vida toda”, disse.

Localizado ao final da avenida Rio Madeira, dentro do Parque Natural, o museu funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Além de ser uma atração gratuita, o acesso ao parque é facilitado por transporte coletivo com frequência de uma em uma hora.
Texto:Jhon Silva
Fotos:Jhon Silva
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)