Os trabalhos de artes visuais denominados "Olhares da Amazônia", da artista plástica de Nova Mamoré, Edina Costa,estão em exposição na "Estação Turismo", no Porto Velho Shopping. A mostra fica disponível ao público até o dia 30 deste mês. A abertura ocorreu nesta terça-feira,19, dia em que os índios são homenageados.
Veja no final da página os quadros expostos pela artista visual.
A organização da ação é da Semdestur (Secretaria Municipal). De acordo com o órgão, o objetivo do evento é divulgar a campanha promocional do turismo desenvolvida pela Secretaria, assim como promover a integração com os demais setores da sociedade.
Redes sociais: Instagram (@edinacostaart); Facebook (https://www.facebook.com/ednasalescosta)
Edina Costa é de Guajará-Mirim, município que faz fronteira com a Bolívia, mas desde a infância vive em Nova-Mamoré. Autodidata, Edina destaca que despertou para essa área em 1996, quando assistiu pela primeira vez o programa “Note e Anote” apresentado pela Ana Maria Braga, onde diariamente a apresentadora dava dicas de como produzir peças artesanais com materiais recicláveis.
Processo criativo
A artista plástica ressalta que o seu processo criativo surge através de imagens do cotidiano ou de fotografias que recebe de amigos fotógrafos que adoram ver suas fotos retratadas por ela. “Meus amigos dizem que consigo retratar mais do que os olhos podem ver, que uno os olhos, a imaginação, o coração e a arte. Faço o croqui, insiro elementos importantes, os quais não estão na imagem original que acredito dar mais vida à obra, é uma viagem que faço dentro de mim”, diz.
A artista visual pontua ainda que foca sempre no realismo, gosta de pintar pequenos detalhes, pois acredita que isso dê mais vida a obra. “Centralizo o ponto de luz, sombra bem marcantes e cores intensas. Utilizo pinceis de cerdas macias, uso a técnica óleo sobre tela. Cada obra leva em média de 15 a 20 dias para ficarem prontas”.
Exposições
- Belezas de Rondônia, 2017, na casa de cultura Ivan Marrocos, Porto Velho, Rondônia.
- Rompendo fronteiras, 2017, Expoari (exposição agropecuária de Ariquemes) Rondônia.
- Arte e Cultura de Rondônia, 2019, Espaço cultural Sen. Ivandro Cunha Lima, Senado Federal, Brasília.
Residências
Museu nacional da república em Brasília.
Premiações
A obra “Doutores sem fronteiras” foi premiada na categoria artista profissional, na quarta edição do festival de cultura do Cremero em 2018.
Mín. 22° Máx. 31°