Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Serviços “Família Acolhedora” e “Apadrinhando uma História” fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes

População de Porto Velho é incentivada a participar dos esforços que podem transformar a vida dos mais vulneráveis

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
07/07/2025 às 09h20
Serviços “Família Acolhedora” e “Apadrinhando uma História” fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho, na busca constante por proteger e cuidar das crianças e adolescentes em vulnerabilidade, desenvolve importantes ações que garantem amor, segurança e apoio, como é o caso dos serviços denominados Família Acolhedora e Apadrinhando uma História.

Por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), a Prefeitura explica a diferença entre os dois serviços, ao mesmo tempo, em que solicita o apoio da população.

A secretária Lucília Muniz de Queiroz, titular da Semias, esclarece que o “Família Acolhedora”, como o próprio nome já diz, “oferece acolhimento provisório, proporcionando um ambiente familiar e seguro para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida de proteção, até que possam retornar ao convívio familiar ou serem inseridos em nova família”.

 Apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento
Apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento
Já o “Apadrinhando uma História”, tem o objetivo de estabelecer vínculos e apoio material a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, por meio de três modalidades: afetivo, provedor e prestador de serviços.

COMO FUNCIONA

Afetivo:padrinhos e madrinhas criam laços emocionais por meio de visitas, convivência e troca afetiva;
Provedor:as pessoas contribuem com recursos financeiros ou materiais para atender às necessidades básicas e ao desenvolvimento dos jovens;
Prestador de serviços:eles oferecem seus talentos profissionais, como médicos, dentistas, professores, entre outros, beneficiando diretamente a criança, o adolescente ou a instituição de acolhimento.

“Enquanto a Família Acolhedora oferece cuidado diário em seu próprio lar, o apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento”, acrescentou Lucília Muniz.

Ela disse ainda que a Prefeitura de Porto Velho, na gestão do prefeito Léo Moraes, vem fortalecendo cada dia mais o compromisso com o bem-estar e a proteção integral das crianças e adolescentes, incentivando a participação da comunidade nessas importantes iniciativas.

Texto:Augusto Soares
Foto:SMC

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários