Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

TRE-RO homologa o resultado da retotalização dos votos das Eleições 2022 e Rafael Fera é diplomado para o cargo de deputado federal

Decisão do STF levou à nova contagem de votos e alterou a composição da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Jornal Rondônia
20/06/2025 às 16h22
TRE-RO homologa o resultado da retotalização dos votos das Eleições 2022 e Rafael Fera é diplomado para o cargo de deputado federal
Foto: Divulgação

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) homologou nesta terça-feira (17) o resultado da retotalização dos votos das Eleições 2022 e, com isso, diplomou Rafael Bento Pereira, conhecido como Rafael Fera, como deputado federal eleito por Rondônia. A cerimônia de diplomação ocorreu na tarde de quarta-feira (18), em ato realizado no gabinete da presidência do Tribunal.

A nova composição da bancada rondoniense foi definida após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a exigência de que os partidos atingissem ao menos 80% do quociente eleitoral para concorrer às sobras das vagas. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o reprocessamento dos dados, aplicando a regra das maiores médias, válida a todos os partidos.

A retotalização foi executada pelo TRE-RO no dia 9 de junho, resultando na substituição do então deputado José Eurípedes Clemente, o Lebrão, que teve seu diploma cassado. A decisão foi homologada em sessão plenária nesta terça-feira (17), e o diploma expedido em seguida.

Na solenidade de diplomação, o presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos, entregou oficialmente o documento a Rafael Fera, em presença de autoridades convidadas, como o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o deputado federal Rodrigo Camargo e o advogado Nelson Canedo.

Com a diplomação, Rafael Fera está oficialmente apto a tomar posse na Câmara dos Deputados, assumindo uma das cadeiras que representam Rondônia em Brasília.

 Acompanhe mais conteúdos diários no Jornal Rondônia – O seu jornal eletrônico Rondoniense!

Imagens e informações do TRE-RO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários