Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: da assessoria de imprensa
19/06/2025 às 17h17
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Foto: Divulgação

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), uma das parlamentares que apoiaram e assinaram o pedido de criação da comissão, celebrou a medida como um passo decisivo em defesa dos aposentados e pensionistas brasileiros.

 

A CPMI terá como principal objetivo apurar irregularidades na concessão de aposentadorias e benefícios assistenciais, além de investigar descontos ilegais realizados diretamente na folha de pagamento de aposentados.

 

O escândalo foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada em abril pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com as investigações, o prejuízo ultrapassa R$6 bilhões, envolvendo entidades de classe, como associações e sindicatos, que efetuavam descontos indevidos sem a devida autorização dos beneficiários.

 

Ao comentar o avanço das investigações, a deputada Cristiane Lopes foi enfática. “Não seremos coniventes com o que está acontecendo. Milhões de aposentados foram roubados. Este é um dos maiores escândalos da história! Vamos trabalhar para que todos os responsáveis sejam punidos”, declarou.

 

O requerimento lido no Congresso é o primeiro passo para a instalação oficial da CPMI. O próximo será a indicação, pelos líderes partidários, dos 30 parlamentares titulares (15 deputados e 15 senadores), além de seus respectivos suplentes. A comissão terá um prazo de funcionamento de 180 dias.

 

Cristiane Lopes reforça seu compromisso com os brasileiros mais vulneráveis — em especial, os aposentados e pensionistas vítimas do esquema fraudulento. Ela garantiu que acompanhará de perto os trabalhos da comissão.

 

“O povo brasileiro precisa de respostas. Não vamos descansar até que os culpados sejam identificados, julgados e punidos. O que está em jogo é o sustento de famílias inteiras que dependem do INSS para sobreviver com dignidade”, concluiu Cristiane Lopes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários