Quinta, 17 de Setembro de 2026
22°C 36°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

MPRO promove reunião com a prefeitura de Nova Mamoré para discutir saúde e educação no município

O encontro foi realizado no Palácio 21 de Julho, sede da Prefeitura de Nova Mamoré, e contou com a participação do prefeito, procuradora-geral, chefia de gabinete, secretários municipais de Educação, de Assistência Social, Obras e Serviços Públicos, além da secretária adjunta de Saúde.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: MPRO - Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
17/06/2025 às 11h59
MPRO promove reunião com a prefeitura de Nova Mamoré para discutir saúde e educação no município
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (13/06), a Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, com atribuições nas áreas de Saúde e Educação, por meio do seu titular, realizou reunião com os representantes do Poder Executivo de Nova Mamoré–RO. O encontro foi realizado no Palácio 21 de Julho, sede da Prefeitura de Nova Mamoré, e contou com a participação do prefeito, procuradora-geral, chefia de gabinete, secretários municipais de Educação, de Assistência Social, Obras e Serviços Públicos, além da secretária adjunta de Saúde.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a reunião, foram discutidos assuntos de interesse da comunidade e objetos de demanda e acompanhamento pela Promotoria de Justiça, a exemplo da Educação Especial, encontrando-se atualmente a Municipalidade, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizando levantamento das necessidades na rede pública municipal, bem como do quantitativo de profissionais, informando, na oportunidade, sobre a contratação de psicopedagogos, psicólogos e assistentes sociais no último concurso público realizado.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

Igualmente, fora esclarecido acerca da cooperação a ser celebrada entre o Município de Nova Mamoré e a APAE de Buritis–RO para atendimento de estudantes/usuários dos serviços do Distrito de Jacinópolis, procedimento já aprovado pela Câmara de Vereadores e aguardando a formalização do respectivo termo de cooperação.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

Ainda na seara educacional, discutiu-se acerca do transporte escolar, considerando as reclamações que aportaram na Promotoria quanto à precariedade dos ônibus que atendem os estudantes da E.M.E.I.F. Marechal Cândido Rondon, sendo informada, pelos representantes da Educação, a contratação de nova empresa com o objetivo de atender cerca de 48 (quarenta e oito) rotas, disponibilizando veículos com tempo de uso dentro dos limites exigidos pela legislação municipal. Aliado a isso, o Município assegurou a realização, em um cronograma, da manutenção e melhoria nas condições de trafegabilidade de linhas atendidas pelo transporte escolar, comprometidas pelas enchentes.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

Por derradeiro, em matéria de saúde, fora objeto de discussão os serviços prestados pelo Hospital Municipal Antônio Luiz de Macedo, valendo registrar a existência de procedimento que fiscaliza o cumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público, por meio da Promotoria da Saúde e o Município de Nova Mamoré, contendo, dentre outras obrigações a serem cumpridas pela Municipalidade, a aquisição/manutenção de ambulâncias na zona urbana e distritos; gestão de medicamentos e insumos hospitalares; de profissionais como farmacêuticos e bioquímicos/biomédicos; manutenção de equipamentos e estrutura predial do hospital; disponibilização do canal da Ouvidoria da Prefeitura para os usuários dos serviços de saúde; além da descentralização de atendimentos do SUS, com a entrada em funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Cidade Nova, prevista para o próximo mês e, posteriormente, das Unidades Nova Redenção e Santa Luzia.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários