Domingo, 01 de Junho de 2025
17°C 30°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Governo de RO reconhece as melhores produções de leite do estado na maior feira do Norte

O concurso estreia para elevar ainda mais a qualidade da pecuária leiteira em Rondônia, com R$ 108 mil em prêmios para as melhores produções de leite do estado.

Por: Bruna Bárbaro Fonte: News Rondônia
31/05/2025 às 10h41 Atualizada em 31/05/2025 às 14h28
Governo de RO reconhece as melhores produções de leite do estado na maior feira do Norte

Realizado pela primeira vez, o Concurso Estadual de Produção de Leite de Rondônia (ConLeite) teve seu grande momento na sexta-feira (30), com a premiação dos vencedores. O ato fez parte da programação da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), a feira do agronegócio rondoniense, realizada pelo governo de Rondônia, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o concurso foi criado para valorizar os produtores rurais, que destacam-se pela alta produtividade leiteira. O estado ocupa o primeiro lugar em produção de leite na Região Norte e a 10ª posição no Brasil. ‘‘São R$ 108 mil em prêmios para as melhores produções de leite do estado. E esse é um concurso que estreia para elevar ainda mais a qualidade da pecuária leiteira em Rondônia, realizada com tanta dedicação e amor pelos produtores rurais’’.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, destacou que o concurso contemplou a participação de nove animais, e em duas categorias: Novilha com idade entre 24 a 36 meses, e vaca com idade acima de 36 meses. “Foram três dias de ordenha, e com aplicação da tecnologia, do Balde ao Pé, onde é feita a captação do leite, pesagem e encaminhado ao tanque de resfriamento. Os produtores de leite de Rondônia deram um show de qualidade, sustentabilidade e alta produtividade”.

Vencedor da categoria Novilha e Vaca mais produtoras de leite, pecuarista Márcio José da Silva, do município de Ouro Preto do Oeste, revelou o segredo para a alta produção leiteira. ”Fazemos um trabalho de melhoramento genético na propriedade, e quero parabenizar o governo do estado pelo apoio a todos os produtores rurais, por acreditar na pecuária de leite, e também pela realização da Rondônia Rural Show. Ano que vem a gente volta para competir de novo”, disse.

Conheça os premiados do 1º Conleite:

  • CATEGORIA NOVILHA
  • 1º lugar: novilha BALADA, com produção de 36,7 kg/dia – proprietário Márcio José da Silva;
  • 2º lugar: novilha MANCHETE, com produção de 20,5 kg/dia – proprietário Carlos Antônio Fulaneti;
  • 3º lugar: novilha REBECA, com produção de 18,2 kg/dia – proprietária Maria Rosilda Costa Damascena.
  • CATEGORIA VACA
  • 1º lugar: vaca CARAVANA, com a produção de 55,4 kg/dia – proprietário Márcio José da Silva;
  • 2º lugar: vaca DUQUESA, com produção de 53,7 kg/dia – proprietário Carlos Antônio Fulaneti;
  • 3º lugar: vaca JAMANTA, com produção de 32,1 kg/dia – proprietário Douglas de Oliveira Nepomuceno;
  • 4º lugar: vaca ESBELTA, com produção de 30,9 kg/dia – proprietária Maria Rosilda Costa Damascena;
  • 5º lugar: vaca JAMANTA, com produção de 22 kg/dia – proprietário Fernando Aguiar Soares;
  • 6º lugar: vaca CARABINA, com produção de 17,4 kg/dia – proprietária Kamilly Gabrieli dos Santos Lima.
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários