A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta a população sobre o aumento sazonal no número de casos de influenza (gripe) no município. Consequentemente, a procura por atendimentos tem gerado superlotação em algumas unidades de saúde, tornando essencial que a população redobre os cuidados preventivos e saiba quando e onde buscar o atendimento médico.
A influenza ocorre durante todo o ano, mas sua incidência é maior neste período, quando a doença pode se apresentar de forma leve, como síndrome gripal, ou de forma mais grave, como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que pode levar à internação.
Os sintomas da gripe influenza são: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações, crianças com menos de 2 anos podem apresentar coriza, tosse e obstrução nasal. Na maioria dos casos, os sintomas melhoram em uma semana. A febre costuma cessar entre 2 e 3 dias após o início da doença, mas a tosse, a fadiga e o mal-estar podem persistir por mais tempo.
ONDE PROCURAR ATENDIMENTO
PREVENÇÃO
Para reduzir a transmissão da gripe, a Prefeitura reforça a importância de hábitos simples de higiene e prevenção: lave as mãos frequentemente com água e sabão ou utilize álcool em gel; ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável; evite compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos pessoais; não use medicamentos sem orientação médica.
VACINAÇÃO
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir a influenza. A Prefeitura disponibiliza gratuitamente todas as vacinas, inclusive contra a gripe, em todas as UBS e também em um ponto fixo no Porto Velho Shopping. A campanha vai até o dia 31 de julho, como parte da mobilização nacional.
Texto:Jhon Silva
Foto:SMC/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)