Para capacitar os servidores a prestarem assistência inicial a vítimas de emergências médicas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) ofereceu, aos servidores de Porto Velho, o “Treinamento de Capacitação para Atendimento Pré-Hospitalar Básica”. Mais de trinta servidores de diversas áreas do órgão participaram do curso que foi realizado no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A qualificação, viabilizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, e seguiu os protocolos de atendimento padrão.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou a importância da capacitação. “Esses conhecimentos podem salvar vidas. É de extrema importância para os profissionais do trânsito, porque são conhecimentos que podem salvar a vida de um colega, em ocorrência ou acidente de trânsito.”
O agente de trânsito, Breno Vítor Oliveira, destacou que o curso é muito válido para a sua função. “O Detran tem como missão salvar vidas, e um curso como esse nos proporcionou mais conhecimento das técnicas para socorrer outra pessoa até que o atendimento especializado chegue.”
HABILIDADES PRÁTICAS
O instrutor do curso, sargento do CBMRO, Paulo Resky, definiu o objetivo do curso. “Trabalhamos as habilidades práticas como reanimação cardiopulmonar (RCP), parada respiratória, contenção de hemorragia e engasgo. Esses servidores têm contato constante com o público e isso vai ajudar a saber como agir da maneira correta”, explicou.
A diretora de gestão de pessoas do Detran-RO, Tainã Fritz, salientou o interesse e comprometimento dos servidores em se preparar para os mais diversos acontecimentos que podem ocorrer. “O profissional que atua em atividades externas pode se deparar com um acidente e precisa agir. Com esse treinamento, eles podem salvar vidas aplicando as técnicas aprendidas até que os socorristas cheguem.”
Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Gabriel Moreira
Secom - Governo de Rondônia