Ogoverno de Rondônia realiza no próximo sábado, dia17 de maio, às 9h, napropriedade de um produtor na Linha 102, Km 5 Sul, no município de São Miguel do Guaporé,a cerimônia oficial deLançamento do Início da Colheita do Café. O estado possui cerca de 20 mil famílias produtoras de café. O evento, de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), marca o início de mais um ciclo produtivo da cafeicultura rondoniense, setor que tem se destacado nacionalmente pela qualidade de sua produção e pelo papel relevante no desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada grão colhido representa o esforço de famílias inteiras, que com coragem e dedicação fazem do nosso café um dos melhores do país. “O governo do estado tem investido fortemente com a realização da primeira Feira Robustas Amazônicos, assistência técnica, distribuição de mudas e entregas de equipamentos para garantir que essa cadeia continue crescendo e o setor siga fortalecido”, ressaltou.
INÍCIO DA COLHEITA
ODiadoIníciodaColheitadoCaféRobustasAmazônicos ,quecelebraopapelfundamentaldessavariedadenaeconomiaagrícoladeRondôniaedoBrasil,passouaintegraroficialmenteocalendáriodoestadoem14demaio.Amudançarefletearealidadeatualdosprodutores,quelidamcomdiferentesciclosdematuraçãoprecoce,intermediárioetardioemrazãodadiversificaçãodevariedadeseclones,oquefezcomqueacolheita,antesconcentradaemabril,passasseainiciaremmaio,garantindomelhoraproveitamentodaprodução.
Comacriaçãodadata,RondôniareforçasuaposiçãodedestaquenacionalcomoumdosmaioresprodutoresdeRobustasAmazônicos,promovendoreconhecimento,valorizaçãoeprestígioàproduçãocafeeiralocal.
FORTALECIMENTO DA CAFEICULTURA
Recentemente, 29 secadores de café, foram entregues na regional da Seagri, em Ji-Paraná para pequenos e médios produtores de sete municípios. A ação marcou um importante avanço para o fortalecimento da cafeicultura no estado, que continua a se destacar no cenário nacional. A aquisição dos secadores foi possível graças a uma emenda parlamentar de mais de R$ 5 milhões, que permitiu a compra das 29 unidades, cada uma no valor de R$ 179 mil. Os secadores, de tecnologia avançada, são do modelo estático de fogo indireto, projetados para melhorar a secagem do café, um processo crucial para garantir a qualidade do produto final.
De acordo com osecretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cafeicultura tem impacto positivo para o estado. “Esse momento representa o trabalho dos nossos produtores, que têm investido em qualidade, sustentabilidade e inovação. A Seagri apoia com entrega de fertilizantes, assistência técnica pelaEntidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) para garantir políticas públicas eficazes, que promove o desenvolvimento rural e aumenta a competitividade do nosso café nos mercados mais exigentes”, declarou.
A cerimônia contará com a presença de lideranças do setor produtivo e produtores rurais, e visa valorizar o trabalho dos cafeicultores, reforçando o compromisso do estado com o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda no campo.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Samyr Otto e Jéssica Ocampo
Secom - Governo de Rondônia