Terça, 13 de Maio de 2025
21°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

“O controle interno na era da inovação e governança” marca início do 3º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo

Teve início na segunda-feira (12), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, o 3º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo, com o tema “O control...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
13/05/2025 às 09h11
“O controle interno na era da inovação e governança” marca início do 3º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo
O evento reúne autoridades, especialistas, servidores públicos e convidados em uma programação rica em palestras e debates

Teve início na segunda-feira (12), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, o 3º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo, com o tema “O controle interno na era da inovação e governança”. O evento, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), reúne autoridades, especialistas, servidores públicos e convidados em uma programação rica em palestras e debates que reafirmam a importância do controle interno como instrumento de integridade, eficiência e inovação na gestão pública. O encontro segue nesta terça-feira (13), com novas palestras e debates, voltados ao desenvolvimento de soluções mais eficientes e transparentes para o serviço público estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento dos mecanismos de controle é fundamental para assegurar a entrega de políticas públicas eficientes e responsáveis à sociedade.

Durante a cerimônia, o controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, destacou a importância do evento para o aprimoramento das práticas de controle no setor público. “Este encontro é uma oportunidade estratégica para trocarmos experiências, consolidar conhecimentos e, principalmente, projetar o futuro do controle interno com base em inovação e boas práticas de governança.”

Edição 2025 do projeto Estudante Auditor foi lançado com expansão para seis municípios
Edição 2025 do projeto Estudante Auditor foi lançado com expansão para seis municípios

Um dos destaques do encontro foi o lançamento do ProjetoEstudante Auditor, Edição 2025, desenvolvido pela CGE, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo a chefe do Núcleo de Inovação e Prevenção à Corrupção da CGE, Mirna Carolina, a expansão do projeto para os municípios de Candeias do Jamari, Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Guajará-Mirim representa um passo significativo. “Estamos formando uma geração de cidadãos mais conscientes, capazes de compreender e fiscalizar os gastos públicos. OEstudante Auditoré um instrumento de transformação social por meio da educação e da cidadania”, explicou.

Outro lançamento importante foi o Sistema de Avaliação de Maturidade do Controle Interno (Samci), que possibilita diagnósticos mais precisos e a elaboração de planos de ação voltados à melhoria contínua da gestão. O diretor de Consultoria e Gestor de Riscos da CGE, Pablo Jean Vivan, destacou que a metodologia foi adaptada à realidade do setor público estadual. “O Samci é uma ferramenta de autoconhecimento institucional. Ele avalia cinco eixos estratégicos e permite que as unidades aprimorem seus processos com base em dados e evidências reais.”

PROGRAMAÇÃO

O debate é dinâmico e conta com perguntas dos participantes
O debate é dinâmico e conta com perguntas dos participantes

A programação contou com diversas palestras que abordaram temas como planejamento estratégico, controle preventivo, trabalho em conjunto entre o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e instituições de controle interno, atuação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) na fiscalização, orientação e fortalecimento da governança pública, além de uma abordagem inovadora sobre o uso da Inteligência Artificial generativa nos processos de controle.

O encerramento do primeiro dia foi marcado por um debate com o tema “IA generativa e controle interno: como a CGE-RO pode inspirar a transformação digital em todo o Governo de Rondônia”. Participaram do painel Wesley Vaz, do Tribunal de Contas da União; o controlador-geral do Estado, José Aquino; Adriene Fonseca, auditora de controle interno; e Marcos Guimarães Astrê, diretor de transparência e governo aberto.

O objetivo do debate é fomentar uma reflexão crítica e colaborativa sobre os potenciais e os desafios do uso da Inteligência Artificial na Administração Pública.

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry e Vitória Gonzaga
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários