O empreendedorismo feminino tem sido crucial para impulsionar a economia, gerar empregos, promover igualdade de gênero e empoderar mulheres, contribuindo para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Seguindo este contexto, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Porto Velho, realiza nesta sexta-feira (9), a III Feira da Mulher do Norte, das 7h às 15h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que cedeu o Espaço Multieventos para o evento.
Para a diretora de Políticas Assistenciais para Mulheres (SGG), Lena Assis, a Feira é fundamental, pois fortalece o empreendedorismo feminino e impulsiona a criação de negócios, geração de empregos e crescimento econômico. “Muitas mulheres empreendedoras buscam soluções para problemas sociais e ambientais, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável”, afirmou.
O empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante para a inclusão social, especialmente para mulheres de grupos vulneráveis e trabalhadores informais. O sucesso de mulheres empreendedoras serve de inspiração para outras mulheres, encorajando-as a seguir seus sonhos e acreditarem em seu potencial.
Lena finalizou convidando a comunidade para prestigiar a Feira e aproveitar para comprar um produto para presentear no Dia das Mães.
Segundo a coordenadora da Rede de Mães Atípicas e Empreendedoras, Eliane Guatel, esta é sua primeira experiência na Feira da Mulher do Norte. “Eu como mãe atípica e empreendedora estou achando um evento grandioso e minhas colegas também, porque é oportunidade de geração de renda, que a Prefeitura disponibiliza”, disse.
A jovem Lorrana Dias fez questão de destacar a importância da Feira, onde está comercializando produtos dos segmentos de presentes e cosméticos. “É uma honra participar, pois trata-se de uma excelente oportunidade para nós mulheres empreendedoras. “Atualmente, o empreendedorismo feminino e as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços no mercado de trabalho. Muitas vezes não contamos com um espaço para expor nossos produtos e a Feira nos dá essa oportunidade”.
Trabalhando por conta própria há mais de dois anos, Lorrana relata que abriu uma loja on-line e agora está expondo seus produtos nas feiras. “Comecei com muito pouco, um investimento de R$ 250,00 e hoje já tenho bastante produto. Eu me surpreendo com o pouco que comecei para onde estou hoje. Então a feira, ela expandiu muito a questão de conhecimento, porque conheci outras pessoas e vai aumentando o negócio, conheci outras mulheres também, então vamos somando experiências e crescendo mais e mais. Então a feira é muito importante”.
Texto: Humberto Oliveira
Fotos: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)