Sexta, 09 de Maio de 2025
22°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Servidores da Educação de Nova Mamoré realizam manifestação por cumprimento de direitos e segurança no transporte escolar

Até o momento, não houve posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré ou do Poder Legislativo Municipal.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
09/05/2025 às 12h10 Atualizada em 09/05/2025 às 13h49
Servidores da Educação de Nova Mamoré realizam manifestação por cumprimento de direitos e segurança no transporte escolar
Foto: Divulgação

Uma manifestação dos servidores da educação de Nova Mamoré, marcada para esta sexta-feira (09/05), trouxe uma pauta ainda mais abrangente do que as já conhecidas reivindicações sobre o descumprimento da Lei do Piso Salarial, a defasagem na tabela de salários dos técnicos e a falta de unificação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Agora, com a participação de mães e pais de alunos, a manifestação também cobra melhorias urgentes no transporte escolar utilizado por crianças e jovens que dependem desse serviço para chegar às escolas e retornar para suas casas.

O transporte escolar se tornou um ponto crítico após um acidente envolvendo o ônibus da Escola Marechal Cândido Rondon, ocorrido no km 27 da terceira linha do Ribeirão. Segundo informações, o veículo quebrou a barra de direção, fazendo com que o motorista perdesse o controle, e o ônibus desgovernado batesse em um barranco às margens da estrada, deixando duas crianças feridas e as demais aos prantos. De acordo com os próprios alunos, o ônibus não oferece condições mínimas de segurança, e o acidente poderia ter sido ainda mais grave.

Após o incidente, o Portal Guajará entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Mamoré para buscar mais informações junto à Secretaria Municipal de Educação, comandada pela secretária Eunice. No entanto, até o momento, não houve retorno da secretária. 

Além disso, o Portal Guajará foi procurado por moradores da região que relataram as péssimas condições das estradas, principalmente na terceira linha do Ribeirão. Eles apontaram que o serviço de manutenção das vias é realizado com cascalho até o travessão, mas, após esse ponto, a estrada recebe apenas raspagem do acostamento e da via, sem a devida reparação e cascalhamento, o que compromete ainda mais a segurança no transporte escolar e aumenta os riscos para os estudantes.

Diante disso, servidores da educação e responsáveis pelos alunos da Escola Marechal Cândido Rondon e de outras localidades se concentraram em frente à Prefeitura Municipal, exigindo melhorias nas condições de transporte e de trabalho. De acordo com a categoria, o poder executivo municipal tem ignorado reivindicações fundamentais para a valorização dos profissionais da educação, o que prejudica a qualidade do ensino público.

Durante o ato, uma das professoras presentes fez um discurso enfático, cobrando ações do prefeito Marcélio Brasileiro, dos representantes da Câmara Municipal e também do Ministério Público de Rondônia. "Quanto vale a vida das nossas crianças?", questionou a educadora, lembrando que denúncias já são feitas ao MP, sem que nenhuma medida efetiva tenha sido tomada.

Os manifestantes exigem uma resposta clara do prefeito Marcélio Brasileiro, da Câmara de Vereadores que tem como presidente o vereador Adalto Ferreira (União) e do Ministério Público, para que ações imediatas sejam tomadas em relação à segurança do transporte escolar e à valorização dos profissionais da educação no município.

Até o momento, não houve posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré. O impasse continua, e a comunidade aguarda por um posicionamento das autoridades locais.

 

Fonte: Portal Guajará. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários