Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Nova Mamoré aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador André do Sindicato (PT), que reconhece oficialmente a Caminhada de Santa Terezinha como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
A tradicional caminhada, realizada anualmente em outubro, percorre cerca de seis quilômetros — da Paróquia São Francisco de Assis até a comunidade de Santa Terezinha, na Vila Murtinho — e é considerada uma das mais fortes expressões de fé e identidade cultural da região.
O vereador André do Sindicato comemorou a aprovação com entusiasmo. “Fico muito feliz por essa conquista, que representa o reconhecimento de uma tradição que une gerações e reforça a nossa fé, cultura e história. A Caminhada de Santa Terezinha agora está mais protegida e valorizada por todos”, afirmou.
Agora, cabe ao prefeito Marcélio Brasileiro sancionar ou vetar o projeto. Caso sancionado, o evento passará a contar com respaldo oficial como patrimônio imaterial do município, possibilitando ações do poder público para sua preservação e promoção.
A caminhada teve origem na década de 1980, com o incentivo do então bispo Dom Geraldo Verdier, que trouxe uma relíquia de Santa Terezinha da França, e desde então vem fortalecendo os laços espirituais e comunitários em Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Fonte: Portal Guajará.