Sábado, 03 de Maio de 2025
22°C 32°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Vereador André do Sindicato propõe que Caminhada de Santa Terezinha se torne Patrimônio Cultural Imaterial de Nova Mamoré

A proposta foi protocolada nesta quinta-feira, 01 de maio de 2025 para ser apreciada pelos demais parlamentares na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
02/05/2025 às 15h40 Atualizada em 02/05/2025 às 16h21
Vereador André do Sindicato propõe que Caminhada de Santa Terezinha se torne Patrimônio Cultural Imaterial de Nova Mamoré
Foto: Divulgação

Uma das mais significativas manifestações de fé e cultura popular da região do município de Nova Mamoré poderá receber reconhecimento oficial. O vereador André do Sindicato (PT) protocolou nesta quinta-feira, 1º de maio de 2025, um projeto de lei na Câmara Municipal de Nova Mamoré que propõe tornar a Caminhada de Santa Terezinha Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Realizada anualmente em outubro, a caminhada percorre cerca de seis quilômetros, partindo da Paróquia São Francisco de Assis até a comunidade de Santa Terezinha, localizada na Vila Murtinho. Segundo o vereador, o evento “vai muito além da devoção religiosa”. Ele ressalta que a caminhada representa um forte símbolo de identidade cultural e espiritual, sendo uma tradição passada de geração em geração. “Reúne centenas de fiéis, moradores e visitantes, e representa a força da nossa fé, das nossas tradições e da cultura popular de Nova Mamoré. É justo que esse ato seja reconhecido oficialmente”, destacou André.

Na justificativa do projeto, o parlamentar reforça o papel histórico e comunitário da Caminhada de Santa Terezinha, que há mais de quatro décadas promove o fortalecimento da fé cristã e a união entre os moradores. O evento surgiu com forte apoio da Igreja Católica e ganhou destaque especial a partir de 1983, quando o então bispo Dom Geraldo Verdier, recém-chegado da França, trouxe do Carmelo de Lisieux uma relíquia de Santa Terezinha – um fragmento de osso da santa – com o propósito de incentivar vocações religiosas na região. Ao lado da irmã calvariana Teresinha e das comunidades locais de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Dom Geraldo iniciou a romaria até a comunidade da Vila Murtinho, fortalecendo o compromisso missionário e espiritual.

 

O projeto de lei ainda prevê que o Poder Executivo poderá desenvolver ações e parcerias para garantir a preservação e valorização do evento. Caso aprovado, o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial passará a valer a partir da publicação da lei.

 

O tema deverá ser debatido na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Mamoré.

 

Fonte: Portal Guajará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários