Ogoverno de Rondônia implementou uma série de medidas, visando o fortalecimento da segurança pública em todo o estado. Dentre elas, a expansão dos sistemas de videomonitoramento, com a finalidade de garantir mais um avanço no fortalecimento da segurança pública. O investimento tecnológico para as forças de segurança vem consolidando as ações de iniciativas no combate e prevenção à criminalidade em todo o estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, o governo tem direcionado recursos significativos para modernizar o aparato de segurança do estado. “Acreditamos que a tecnologia é uma aliada poderosa no combate à criminalidade e na construção de um ambiente mais seguro para todos. Expandimos significativamente os sistemas de videomonitoramento em nossas cidades, equipando pontos estratégicos com câmeras de alta resolução e softwares de análise inteligente. Essa tecnologia nos permite monitorar em tempo real, identificar padrões suspeitos e agir de forma mais rápida e eficiente na prevenção e repressão de delitos garantindo mais segurança aos cidadãos rondonienses.”
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, “o sistema de videomonitoramento no Ciop II tem sido uma ferramenta fundamental para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e outros delitos”, explicou.
CIOP II EM JI-PARANÁ
O Centro Integrado de Operações (CIOP) é um Órgão de Atuação Operacional subordinado à Gerência Integrada de Segurança e Fronteira (GISF) da Sesdec e está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. Objetiva-se em promover uma gestão integrada das ações e operações de segurança pública e defesa social, em consonância com a política nacional de segurança. Atende por meio do 190 e 193, chat, aplicativo e dispositivo de videomonitoramento e é responsável pela gestão do atendimento de emergência, possuindo atuação integrada com os outros órgãos de segurança como Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).
ESTRUTURA OPERACIONAL
Além do sistema de videomonitoramento, a modernização dos sistemas de comunicação das polícias e a implementação de plataformas digitais para o registro de ocorrências e compartilhamento de informações entre as diferentes corporações de segurança, o Ciop-II em Ji-Paraná conta com modernas instalações, que incluem uma Sala de Operações e uma Central de Atendimento 24 horas com despacho integrado das equipes da PMRO e do CBMRO.
INSTALAÇÃO DE TOTENS
O governo de Rondônia fez em Ji-Paraná, a implementação do Sistema Interativo de Segurança (Totens) há dois anos, no intuito de reforçar as ações de combate à criminalidade e centralizar os atendimentos de emergência e urgência, otimizando os serviços de segurança pública. O município conta com 12 totens instalados em pontos estratégicos da cidade.
Segundo o coordenador do Ciop II em Ji-Paraná, tenente Miquéias Batista, “a forma ostensiva dos totens e os módulos de videomonitoramento, além de inibirem o cometimento de delitos nas imediações onde são instalados – agindo assim de forma preventiva – também auxiliam na repressão aos delitos e no esclarecimento de ilícitos das investigações policiais com a captação das imagens, bem como facilita o acompanhamento de veículos e pessoas envolvidas em ilícitos por meio dos Operadores de Videomonitoramento, que informam aos operadores do Tele Despacho a se comunicarem com as equipes da PMRO para realizarem abordagens respectivas”, enfatizou.
O Sistema Interativo de Segurança de forma ostensiva inibe o cometimento de delitos nas imediações onde são instalados, e auxilia a prover esclarecimento em investigações policiais com a extração de imagens, bem como, facilita o acompanhamento de veículos e pessoas envolvidas em ilícitos.
As imagens fornecidas pelos totens já ajudaram na localização de veículos e objetos de furtos e em casos de averiguação de itinerários tomados por pessoas e veículos após o cometimento do crime, para se chegar a autoria dos fatos.
ATENDIMENTO DO CIOP II
No período de setembro a dezembro de 2024, o Ciop II já registrou:
Fonte
Texto: Simoni Marinho
Fotos: Bruna Garcia
Secom - Governo de Rondônia