Com o objetivo de fortalecer a cidadania e levar serviços essenciais diretamente à população, o governo de Rondônia, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), realizou mais uma edição do projetoAgevisa em Ação,na comunidade da Zona Sul de Porto Velho. O evento reuniu órgãos públicos e instituições privadas em uma grande mobilização de saúde, educação e lazer, realizada na Escola Municipal Manoel Aparício Nunes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa possibilita levar serviços essenciais a um grande número de rondonienses. “O projeto cumpre a missão de servir as pessoas e garantir que os serviços públicos cheguem onde são mais necessários, consolidando a ação como um exemplo de cidadania e cuidado, levando saúde, informação e dignidade a cada cidadão”, ressaltou.
Durante a ação, a população da Zona Sul de Porto Velho teve acesso gratuito a mais de 60 serviços essenciais. O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, enfatizou que o foco da ação é o incentivo ao movimento, ao autocuidado e à conscientização de que manter a saúde física é, de fato, um ato de vigilância em saúde.
A 6ª edição do projeto foi idealizada e conduzida pela coordenação do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Agevisa/RO. A ação ofereceu cerca de 2.500 atendimentos em diversas áreas.
De acordo com a coordenadora Gerleide Monteiro, a ação representou uma significativa mobilização de cidadania, cuidado e informação para a comunidade. “A iniciativa faz menção oportuna ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, reforçando a mensagem crucial sobre a importância do movimento e do autocuidado como pilares para a promoção da saúde da população”, evidenciou.
O evento contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de uma instituição de ensino superior privada, que ofereceram serviços de saúde e bem-estar, além de atividades educativas e recreativas voltadas para a saúde da comunidade.
Na área da saúde, foram oferecidos:
Também foram oferecidos serviços de beleza (corte de cabelo, estética); palestras educativas; distribuição de medicamentos e orientações sobre a doença de Chagas; além de distribuição de hipoclorito para tratamento da água; orientações nutricionais; promoção da atividade física como ato de vigilância em saúde; e orientações sobre pragas urbanas, como prevenção e controle de infestação de roedores e insetos, importantes para a saúde pública.
O evento também ofereceu regularização do Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência, distribuição de mudas frutíferas, ações educativas sobre o meio ambiente e educação para o trânsito com mascotes lúdicos, além de atendimentos jurídicos gratuitos pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO).
Na área de cidadania e documentação, os serviços incluíram a emissão e atualização de Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões de nascimento e casamento, título de eleitor e Registro Geral (RG), além de cadastros em programas sociais como: Cadastro Único (CadÚnico), carteira da pessoa idosa, ID Jovem, e carteira municipal de identificação do autista; Orientação e encaminhamento para a Proteção Social Básica, 1ª e 2ª via de CPF, Certidão de Nascimento (se solteiro), casamento (se casado) e título de eleitor; Emissão de RG, cadastros de trabalhadores, elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de emprego.
O evento ofereceu uma programação diversificada que combinou cultura, lazer e serviços. O público presente pôde apreciar apresentações como o Coral Vozes do Legislativo e a Banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), além de participar de brincadeiras lúdicas e sorteios organizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). As mascotes Zig e Aroldo, da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), marcaram presença ensinando educação para o trânsito de maneira divertida e interativa. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) contribuiu com atividades recreativas e esportivas, promovendo a prática de exercícios físicos e a integração social.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) apoiou a iniciativa com a doação de brindes para sorteios, agregando dinamismo e atratividade ao evento. A infraestrutura de internet foi garantida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), enquanto a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) ficou responsável pela higienização do local. Para animar ainda mais o dia, o cantor Chiston Lucas contagiou a todos com sua música e alegria. A Escola Municipal Manoel Aparício Nunes cedeu seu espaço para a realização das atividades, fortalecendo a integração entre comunidade e escola.
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia