Sábado, 26 de Abril de 2025
22°C 30°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Governo de RO promove IV Encontro de Gestores para fortalecimento da gestão penal

Com o objetivo de fortalecer a gestão penitenciária e aprimorar as práticas de execução penal, o governo de Rondônia realizou, nos dias 24 e 25 de ...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
25/04/2025 às 17h19
Governo de RO promove IV Encontro de Gestores para fortalecimento da gestão penal
O IV Encontro de Gestores da Sejus consolidou-se como um espaço de formação, troca de experiências e valorização da gestão penitenciária

Com o objetivo de fortalecer a gestão penitenciária e aprimorar as práticas de execução penal, o governo de Rondônia realizou, nos dias 24 e 25 de abril, o IV Encontro de Gestores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO), em Porto Velho, reunindo cerca de 170 participantes, entre diretores, coordenadores, policiais penais e representantes de instituições parceiras das 46 unidades prisionais do estado. Sob o tema “Construindo Caminhos: Estratégia, Governança e Programas de Trabalho”, o encontro buscou alinhar diretrizes, fortalecer a articulação institucional e compartilhar boas práticas voltadas à eficiência, transparência e humanização do sistema prisional rondoniense.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento é uma demonstração da evolução do estado na gestão prisional. Fortalecer o sistema prisional é também garantir segurança pública e oportunidades de reintegração social. O trabalho dos gestores e servidores penitenciários é essencial para transformar vidas e promover justiça com dignidade.

PAINÉIS E DEBATES ESTRATÉGICOS

Evento reuniu gestores das 46 unidades prisionais do estado
Evento reuniu gestores das 46 unidades prisionais do estado

Durante os dois dias de evento, os participantes acompanharam painéis temáticos que abordaram tópicos cruciais para o desenvolvimento do sistema prisional, como “Pena Justa”, “Planejamento Estratégico da Sejus”, “Política de Trabalho”, “Justiça Restaurativa”, liderança e gestão, além do “Acompanhamento, Controle e Fiscalização da Alimentação no Sistema Prisional”. Também foram realizados simpósios sobre experiências bem-sucedidas nas unidades prisionais do estado.

O diretor de Políticas Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Sandro Abel Sousa Barradas, destacou a importância da troca de experiências e da valorização do papel dos gestores locais. “Quando reunimos todos os gestores em um único espaço, conseguimos compartilhar boas práticas e valorizar o trabalho que realizam. Rondônia é hoje referência nacional em várias frentes, como oficinas, marcenarias, fábricas de blocos e parcerias com prefeituras. O estado se equipara a outras unidades federativas que mais avançam em políticas penais”.

RESULTADOS

Projetos como “Mãos Abençoadas”, “Novo Olhar” e “Nova Vida” mostram que o trabalho transforma vidas e reduz a reincidência
Projetos como “Mãos Abençoadas”, “Novo Olhar” e “Nova Vida” mostram que o trabalho transforma vidas e reduz a reincidência

A programação contou com o Simpósio “Trabalho nas Unidades – Experiências e Boas Práticas no Dia a Dia”. Com 69,77% da população prisional de Rondônia engajada em atividades laborais, o estado tornou-se referência nacional no processo de ressocialização.

O simpósio apresentou relatos de ações bem-sucedidas em unidades como:

  • Cacoal: aproximadamente 40% dos reeducandos participam de atividades de trabalho;
  • Buritis: o projeto “Novo Olhar” envolve 18 reeducandos na produção de cimento, com apoio da prefeitura;
  • Costa Marques: com 83 apenados trabalhando, há convênios com diversos setores da gestão municipal, como saúde e turismo;
  • Ariquemes: projetos como “Mãos Abençoadas” (produção de sabão e bloquetes) e hortas comunitárias têm se destacado; e
  • Cerejeiras: o projeto “Nova Vida” oferece serviços de limpeza em espaços beneficiando à comunidade.

JUSTIÇA RESTAURATIVA

O encontro reafirma o papel estratégico da Sejus no fortalecimento da segurança pública e da justiça social
O encontro reafirma o papel estratégico da Sejus no fortalecimento da segurança pública e da justiça social

A diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, Mayesse Silva Parizi, abordou as políticas nacionais voltadas à atenção à pessoa egressa e à justiça restaurativa. Em sua fala, destacou o papel estratégico do gestor penal. “Este espaço é um ambiente potente de troca e construção de conhecimento. Cada gestor precisa se enxergar como parte fundamental de uma engrenagem de responsabilização penal. O impacto do trabalho de vocês está diretamente relacionado aos índices de segurança do estado. Não há segurança sem assistência. A reintegração começa dentro das unidades, ao longo do cumprimento da pena”, afirmou.

A diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen também destacou a importância da articulação entre a porta de entrada e a porta de saída das unidades prisionais, ressaltando a necessidade de políticas integradas que garantam a redução da reincidência e possibilitem a reconstrução de vidas por novos caminhos.

GESTÃO INTEGRADA

O secretário-adjunto da Sejus, Ebenézer Moreira, junto à consultora do Instituto Veredas e responsável pela coordenação do projeto de modernização da gestão penal em Rondônia, Walkiria Zambrzycki, apresentaram o Plano Estratégico da Gestão Penal 2024-2027, elaborado em parceria com o Instituto, e reforçaram a importância do uso de ferramentas modernas de gestão para elevar os padrões de governança no sistema penitenciário rondoniense.

A intenção é proporcionar aos gestores ferramentas, priorizando eficiência, transparência e humanização
A intenção é proporcionar aos gestores ferramentas, priorizando eficiência, transparência e humanização

“Esse plano é um marco para o avanço da gestão prisional. Estamos trabalhando com um modelo de gestão moderna, baseado em resultados e alinhado às melhores práticas nacionais. A intenção é proporcionar aos gestores ferramentas concretas para a tomada de decisões, priorizando eficiência, transparência e humanização. Esse planejamento é o alicerce para o sistema que queremos construir até 2027”, frisou o secretário-adjunto da Sejus.

O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, destacou a importância da união entre os gestores e o fortalecimento de uma gestão integrada e eficiente. “A gestão penal de Rondônia vem se tornando referência. Nosso modelo tem gerado frutos reais, como a padronização dos procedimentos e o fortalecimento da figura do gestor, com capacitações que valorizam o trabalho desse profissional e reforçam nosso compromisso em construir um sistema penal do qual o estado possa se orgulhar”, salientou.

A mesa de honra foi composta por autoridades que atuam diretamente na formulação e no acompanhamento da política penal estadual e nacional. Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito; o diretor-geral da Polícia Penal, Célio Luiz de Lima; a diretora executiva da Sejus, Maria Elilde; a diretora de Políticas Penais, Larissa Iúri Mendonça Guedes; o titular da Vara de Execuções Penais da Justiça de Rondônia, juiz Bruno Sérgio de Menezes Darwich; a diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, Mayesse Silva Parizi; e a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-RO, Glenda Baptista.

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Laiara Gonçalves, Gabriel Benito e Beatriz Ribeiro
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários