Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite desta quinta-feira (24), no Ginásio Eduardo Lima da Silva (Dudu), localizado à avenida Jatuarana, na zona Sul da capital. O campeonato, que nasceu da iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), e a parceria com a Federação de Futsal de Rondônia, tem o objetivo de impulsionar o futsal rondoniense.
A competição acontece em cinco categorias de base. Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Os jogos serão realizados nos finais de semana, durante o dia, e à noite acontecerão alguns jogos do Sub-16. Quando a bola começar a rolar na quadra, os confrontos prometem muita emoção e adrenalina para os jogadores e o público.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Léo Moraes agradeceu a presença dos professores, pais e familiares dos atletas e por apoiarem seus filhos a praticarem esporte. "Sabemos o que representa o esporte, além do aumento da capacidade de concentração, cognitiva, melhores notas, estamos falando de economia de dinheiro público no futuro não tão distante. Cada R$ 1 que a gente investe no esporte, economiza R$ 3 em segurança e saúde pública. E na nossa gestão, o esporte é prioridade", garantiu.
Segundo o secretário da Semes, Cássio Moura, "a prática esportiva é importante, pois o esporte é uma ferramenta de inclusão social. Aqui nós trabalhamos com a educação, com a inclusão, com a transformação da vida desses jovens. A parceria da Semes e a Federação tem o objetivo de fomentar o esporte e queremos envolver os jovens. E isso, vai impactar de forma positiva em muitas famílias”.
Conforme o presidente da Federação de Futsal de Rondônia, Wemis Pessoa Alves, o objetivo da competição é promover inclusão social para todos os atletas. Alves também ressaltou a parceria com a Prefeitura como fundamental para a realização de um trabalho com as bases, do Sub-8 até o Sub-16, que são o futuro do esporte rondoniense.
ATLETAS
O atleta Miguel, 10 anos, que treina futsal há quatro anos, falou da oportunidade de participar da Copa e seu objetivo é que sua equipe do Porto Velho, vença na sua categoria, Sub-10. Aproveitou para mandar uma mensagem para os colegas pedindo o empenho de todos.
Já o Carlos Eduardo, 15 anos, vai competir na categoria Sub-16, e comentou que as expectativas são melhores, pois sua equipe está treinando bastante para fazer bonito e conquistar a vitória. Ele contou que iniciou no futsal há pouco tempo, mas está gostando muito e pronto para ajudar seu time a ser campeão. Finalizou desejando boa sorte para todos.
Texto:Humberto Oliveira
Fotos:Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)