A Prefeitura de Porto Velho, via Departamento de Políticas Públicas para a Juventude (DPPJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), lança o projeto “Juventude Sustentável”. Evento será na próxima terça-feira (29), às 14h, na praça do residencial Morar Melhor, no bairro do Aeroclube, zona Sul da capital.
Márcio Coimbra Filho, diretor do DPPJ, explica o objetivo do projeto. “Como Departamento de Juventude, um de nossos objetivos é a inclusão social de adolescentes e jovens na sociedade. Com isto, estamos desenvolvendo o programa Juventude Sustentável, para oportunizar alunos devidamente ativos em escolas de nível fundamental e médio, a realizar o plantio de mudas em locais preestabelecidos, incentivando-os a cuidar e preservar o nosso meio ambiente, trabalhar em grupo, e formar o caráter de um bom cidadão para a nossa cidade”.
A proposta dessa primeira edição, é envolver cerca de 60 alunos do ensino médio em atividades práticas, como o plantio de mudas em áreas previamente definidas
PARCERIAS
O projeto conta com a parceria especial da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Também são parceiras do projeto Juventude Sustentável a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Ainda de acordo com o diretor, a praça do residencial possui grande circulação de pessoas e está em processo de revitalização pela Prefeitura. “A praça do Morar Melhor é bastante frequentada, tanto por moradores quanto por visitantes, para torná-la mais humana e sustentável, decidimos iniciar o projeto ali. A Prefeitura iniciou em 2025 uma série de melhorias no local”, acrescentou Márcio Coimbra.
A expectativa é de que a ação se repita em outras regiões da cidade ao longo do ano, ampliando o alcance e o impacto dessa iniciativa transformadora, tendo alvo principalmente alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo, 350 mudas serão plantadas, sendo 100 mudas de Ipê Mirim, 50 de Caju Amarelo, 50 de Ipê Amarelo Nativo, 50 de Ingá, 50 de Açaí Nativo, 30 de Cedro e 20 de Caju Rosado.
Texto:Adaídes Batista/ Jhon Silva
Foto:SMC/ Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)