Quarta, 23 de Abril de 2025
22°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

100 DIAS: Brasil Dados lista os 10 prefeitos mais bem avaliados de RO

Instituto divulgou esta semana o balanço dos 10 prefeitos mais bem avaliados dentre os 52 municípios rondonienses

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Brasil Dados
23/04/2025 às 11h28 Atualizada em 23/04/2025 às 11h29
100 DIAS: Brasil Dados lista os 10 prefeitos mais bem avaliados de RO
Foto: Divulgação
O Instituto Brasil Dados divulgou esta semana o balanço dos 10 prefeitos mais bem avaliados dentre os 52 municípios rondonienses, nos cem primeiros dias de gestão. 
Alguns dos prefeitos estão ainda em seu primeiro mandato, mas já gozam de uma boa credibilidade, enquanto outros, estão em sua segunda administração, dando sequência em um mandato que já deu certo na gestão anterior. 
Dentro da concepção do público para uma boa gestão, a maioria dos entrevistados apontou como motivo principal na boa gestão é a realização de obras de infraestrutura. Todos os municípios do Estado padecem de falta de estrutura e os gestores que focam em obras prioritárias sempre estarão um passo à frente dos demais. A maioria das obras é financiada com recursos de emendas parlamentares. 
 
Esses são os 10 mais bem avaliados:
 
1º. Lugar: Adailton Fúria (prefeito de Cacoal) – Ex-deputado estadual, Adailton tem 38 anos, mas já um ´velho conhecido da política´. Tem realizado inúmeras obras de pavimentação na cidade e dado atenção especial à saúde, como a reforma do hospital Materno Infantil e a construção da 1ª. UPA Infantil da região Norte. Não é à toa que obteve mais de 83% dos votos para sua reeleição em 2024 pelo PSD. Foi aprovado por 90% da população cacoalense. 
2º. Lugar: Paulo da Remap (Prefeito de Machadinho D´Oeste) – Empresário com visão de futuro, Paulo da Remap se reelegeu pelo PL. Além das obras de revitalização das principais vias da cidade, Machadinho D`Oeste hoje possui uma saúde estruturada, com centro de especialidade, Caps, agência transfusional, centros de saúde bucal, e um dos únicos da região com unidade que realiza serviço de endoscopia. Teve 84% da aprovação popular em seus primeiros 100 dias de sua 2ª. administração. 
3º. Lugar: (Prefeito Aldo Jùlio): Outro prefeito reeleito em 2024, pelo União Brasil, teve 82% de aprovação popular em Rolim de Moura. Com aprovação de 82 %, Aldo  vai investir 35 milhões em asfalto e 55 milhões do PAC em drenagem, e entregar mais 152 casas populares, além de mais 40 salas de aulas, além das obras do ginásio de esportes Emerson. Se reelegeu em 2024 com mais de 54 % dos votos válidos.
4º. Lugar (Prefeito Léo Moraes): Eleito em 2024 pelo Podemos, ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Léo Moraes iniciou seu mandato com um grande mutirão limpeza, e realizando pequenas obras em unidades de saúde, escolas e assistência social, através de uma parceria com empresários da capital. Tem se desdobrado na ajuda aos ribeirinhos atingidos pela cheia do rio Madeira e diminuiu em 50% o valor da tarifa dos coletivos urbanos, sendo um de seus principais feitos nesses 100 dias. 
5º. Lugar (Flori Cordeiro): Outro prefeito reeleito, Flori (Podemos) é delegado federal e reelegeu-se para mais um mandato em 2024. Com 45 anos, é ainda um político novo, mas com uma experiência de um primeiro mandato em uma das cidades mais desenvolvidas do Estado. Teve quase 75% dos votos válidos na eleição passada e aprovação de 80% da população em seus 100 primeiros dias de 2º. Mandato. Tem dado atenção especial às obras de infraestrutura, mas também em resolver o problema da saúde no município. 
6º. Lugar: Sérgio do Skinão (Prefeito de Presidente Médici) - Eleito pelo PL em 2024 com mais de 52% dos votos válidos, Sérgio do Skinão, teve seus cem primeiros dias de administração aprovados por 79% da população da cidade. Mutirões de limpeza, recuperação de estradas vicinais, manutenção de escolas, melhorias no atendimento básico de saúde e valorização dos servidores públicos são apenas algumas das conquistas que marcam esse início de gestão.
7º. Lugar: Prefeito Mila da Agricultura (Ministro Andreazza) – Um dos únicos prefeitos que já passou pela administração com índice de 78% de aprovação. Foi reeleito pelo PSD com quase 45% dos votos válidos em 2025, Sua administração tem atuação destacada em todas as áreas, do saneamento básico ao esporte, estradas vicinais, iluminação pública e de embelezamento da cidade. Recebeu recentemente o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
8. Lugar: Prefeito Coronel Crispim (São Miguel do Guaporé) – Eleito em 2024, teve 77% de aprovação nos seus primeiros 100 dias de administração. Crispim está mapeando com sua equipe técnica todas as áreas administrativas. Nesse início de administração lutou contra os estragos da chuva que atingiram várias comunidades e está com uma grande operação limpeza na cidade. Tem tido uma boa relação com a bancada federal e estadual e Governo de Rondônia para adquirir emendas para a reconstrução da cidade. 
9. Lugar: Prefeito Valtair Fritz (Buritis) - Valtair se elegeu pelo PL na eleição de 2024, sendo a grande surpresa do pleito em Buritis. Foi e está sendo uma grata surpresa e hoje o administrador é visto com o imprescindível para a cidade, obtendo 73% de aprovação em seus 100 primeiros dias de administração. Sua administração tem se caracterizado pelo andamento de obras prioritárias que a cidade precisa, principalmente pavimentação de ruas e recuperação de maquinário, e crescimento sustentável. 
10. Lugar: Prefeito Zé Wellington (São Francisco do Guaporé) - Ex-vice-prefeito da cidade e agora prefeito Zé Wellington é a experiência administrativa que faltava à cidade. Sua administração é aprovada por 72% dos moradores. Tem tido muito apoio parlamentar para obter emendas e recursos com o Governo de Rondônia para aplicar em obras prioritárias na saúde, no turismo e na  agricultura.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários