Um evento especial e inclusivo que contou com a participação de crianças que estudam na Escola Bilíngue de Porto Velho, marcou a programação especial alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil. A data é comemorada no dia 18 de abril, mas como coincidiu com a Sexta-feira da Paixão de Cristo, a programação organizada pela Biblioteca Viveiro das Letras aconteceu na tarde de terça-feira (22).
“A literatura infantil tem uma tremenda importância para introduzir as crianças ao universo da literatura, e é através desse universo que a criança vai se tornar um cidadão maduro da sociedade em que ele participa, refletindo inclusive o seu papel dentro dessa sociedade”, destacou o diretor da biblioteca, Alexandre Dourado.
Ele acrescentou que o objetivo é despertar a criatividade das crianças e o pensamento crítico, fazendo florescer nelas, por exemplo, o desejo pela arte de escrever e falar sobre os livros que leram. “Tudo começa pelo livro infantil e, devido a essa importância, o ponto inicial para as crianças é leitura”, enfatizou.
“As crianças vieram justamente para poder conhecer o universo da biblioteca e saber que aqui também existem livros infantis e que o universo hoje em dia não é apenas o celular, não só os aparelhos eletrônicos, mas existem espaços também onde a criança pode buscar o conhecimento e nutrir mais a criatividade com os livros que existem dentro da biblioteca pública”, finalizou.
RELEVÂNCIA
“Nós costumamos ter, anualmente, um projeto de leitura dentro da escola, e esse momento também é de socialização, não somente na questão da leitura, do desenvolvimento da escrita, da parte literária deles como futuros autores, mas também de socialização”, disse ao destacar a importância do projeto desenvolvido pela Biblioteca Viveiro das Letras.
A professora Sirleia também fez questão de agradecer a parceria com a biblioteca, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
PROGRAMAÇÃO
Localizada na avenida Jatuarana, nº 5068, bairro Cohab, na zona Sul de Porto Velho, a Biblioteca Viveiro das Letras conta com espaço acolhedor propício para leitura, eventos culturais, lançamentos de livros e pesquisas, além de auditório e praça. Os visitantes também podem acessar os computadores e participar de atividades educacionais, entre outras, no horário das 8h às 21h30.
Texto:Augusto Soares
Foto:José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)