Sábado, 19 de Abril de 2025
22°C 38°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Confúcio Moura lidera articulação política para destravar crise logística na BR-425 causada por cheia

Senador atua junto à Suframa para garantir solução emergencial ao escoamento de mercadorias rumo à Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Da assessoria
16/04/2025 às 19h08
Confúcio Moura lidera articulação política para destravar crise logística na BR-425 causada por cheia
Foto: Divulgação

Diante do colapso logístico causado pelas cheias que atingem a BR-425, entre Porto Velho e Guajará-Mirim, o senador Confúcio Moura (MDB) assumiu protagonismo na articulação de uma solução emergencial que evite maiores prejuízos ao setor empresarial de Rondônia. Com trânsito interrompido e caminhões paralisados, o escoamento de mercadorias para a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim ficou comprometido, gerando um impasse econômico preocupante.

A situação mobilizou não apenas empresários de todo o estado, mas também entidades como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), que buscaram apoio político imediato. Sensível à urgência da demanda, o senador foi procurado por representantes da classe empresarial e rapidamente entrou em contato com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em busca de uma alternativa viável.

“Recebi ligações de várias associações comerciais — de Ji-Paraná, Ariquemes e Rolim de Moura — relatando os sérios transtornos enfrentados pelos empresários. Com os caminhões parados em Porto Velho, sem previsão de acesso à zona franca, a situação se agravou rapidamente”, explicou Confúcio.

Em resposta, o senador articulou uma conversa direta com o superintendente da Suframa, que convocou uma reunião com a Polícia Federal, Receita Federal e diretores da autarquia, resultando em um entendimento preliminar para adoção de medidas excepcionais.

“Tratamos da criação de uma normativa especial que permita, enquanto durar a cheia, que o desembaraço aduaneiro seja feito em Porto Velho, em vez de Guajará-Mirim. Ainda falta a publicação oficial, mas já avançamos na construção da solução”, afirmou o parlamentar.

Confúcio Moura destacou que sua atuação teve como foco principal a intermediação política para garantir agilidade e segurança jurídica nas decisões técnicas. “Fiz minha parte para unir as instituições em torno de uma solução rápida. Agora, aguardamos a oficialização do ato para assegurar que atenda também à Receita Estadual e às exigências das federações empresariais”, concluiu.

O setor privado também tem se mobilizado. Márcio Raposo, do grupo Novalar, descreveu o cenário como crítico. “As carretas estão retidas nos postos de gasolina, à espera de uma baixa que não veio. Além da soja, agora há também cargas destinadas à zona franca”, relatou.

Cícero Noronha, vice-presidente da FACER, reforçou a importância da intervenção política. “Protocolamos cobranças junto ao Governo do Estado, que já publicou o decreto 30.158/2025 para amenizar os danos. Desde cedo, acionamos o senador Confúcio Moura, que prontamente se colocou à disposição para negociar com a Suframa a simplificação do processo de internamento e vistoria dos produtos”.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/ Facer e Folha do Acre

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários