Domingo, 06 de Abril de 2025
19°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

De autoria de André do Sindicato, Lei que reconhece Nova Mamoré como “Berço do Madeira” é sancionada

A iniciativa busca valorizar o papel estratégico que o município desempenhou — e ainda desempenha — no contexto do desenvolvimento regional impulsionado pelas águas do Madeira.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
05/04/2025 às 07h55 Atualizada em 05/04/2025 às 08h00
De autoria de André do Sindicato, Lei que reconhece Nova Mamoré como “Berço do Madeira” é sancionada
Foto: Divulgação

O município de Nova Mamoré acaba de receber um importante reconhecimento histórico e cultural. Foi sancionada nesta terça-feira (02), a Lei nº 2.304-GP/2025, que institui oficialmente o município como o "Berço do Madeira", em alusão à sua relevância histórica, geográfica e cultural ligada ao rio Madeira, um dos mais importantes da região Norte do país.

 

A nova legislação é de autoria do vereador André do Sindicato (PT) e foi aprovada pela Câmara Municipal de Nova Mamoré. A iniciativa busca valorizar o papel estratégico que o município desempenhou — e ainda desempenha — no contexto do desenvolvimento regional impulsionado pelas águas do Madeira.

 

De acordo com o texto da lei, o título de "Berço do Madeira" poderá ser utilizado em documentos oficiais, materiais institucionais, eventos culturais e turísticos, consolidando a identidade local e promovendo o município como um destino de importância histórica no Estado de Rondônia.

 

Além disso, a legislação autoriza o Poder Executivo Municipal a promover eventos, festivais, exposições e outras ações educativas e culturais que destaquem o legado do município em relação ao rio Madeira.

 

Com a publicação da lei, Nova Mamoré passa a integrar oficialmente o conjunto de cidades que têm sua identidade vinculada ao rio Madeira, reforçando seu papel como um ponto de origem e referência na trajetória desse importante curso d’água amazônico.

 

Veja o documento oficial 

Fonte: Portal Guajará. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários