Rondônia conquistou um marco histórico ao entrar no ranking dos cinco maiores exportadores de café do Brasil, ultrapassando o Paraná e alcançando um volume de exportações de US$ 130,99 milhões. O crescimento de 645% em relação a 2023 reafirma a qualidade do café rondoniense e a força do setor produtivo estadual.
Para fortalecer ainda mais essa expansão, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) tem apoiado os produtores rurais por meio da aquisição e distribuição de mudas clonais de café. Recentemente, foram destinados 130 mil mudas para Buritis, 100 mil para Alto Alegre dos Parecis e 150 mil para Vale do Anari, atendendo agricultores locais e impulsionando a produtividade do setor.
Além das mudas de café clonal destinadas aos municípios citados, o parlamentar indicou à Seagri e à Emater que o Programa Estadual Plante Mais contemple pequenos e médios produtores dos municípios de Ariquemes, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Urupá, São Felipe D’Oeste, Ministro Andreazza, Vale do Anari, Chupinguaia, Monte Negro, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Alto Paraíso, Itapuã D’Oeste, Buritis, Cujubim e Porto Velho.
“O fortalecimento da cafeicultura não só impulsiona nossa economia, mas também valoriza o trabalho dos produtores rurais e promove a geração de empregos no campo. Nosso objetivo é continuar contribuindo para que Rondônia siga crescendo e se destacando no setor cafeeiro”, ressaltou Alan Queiroz.
E em 2025, o incentivo será ainda maior. O compromisso com o desenvolvimento da cafeicultura rondoniense segue firme, com novos investimentos na aquisição de mudas de café clonal e maior suporte aos produtores. A iniciativa reforça o papel do estado como um dos grandes protagonistas do agronegócio brasileiro, consolidando a presença do café rondoniense nos principais mercados consumidores.
Texto: Ian Machado | Foto: Secom - Governo de Rondônia e Assessoria Parlamentar