O INCRA em Rondônia emitiu uma nota oficial esclarecendo a situação dos veículos filmados pelo senador Cleiton Godinho de Azevedo (Cleitinho – MG), no pátio do órgão na cidade de Porto Velho. A denúncia, feita na última sexta-feira (07/02/2025), sobre os veículos em condições precárias, foi respondida pelo órgão, que explicou o contexto dos carros que são utilizados para atender os projetos de assentamento em Rondônia.
De acordo com o INCRA, os veículos filmados estão classificados como irrecuperáveis devido ao desgaste de mais de 30 anos de uso, com milhares de quilômetros rodados em estradas de difícil acesso. Esses veículos desempenharam papéis essenciais no transporte de materiais e pessoas nas regiões rurais, atendendo aos 226 projetos de assentamento do estado. A nota destaca que, devido às más condições das estradas, o custo de manutenção desses veículos tem se tornado elevado.
O superintendente do INCRA em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, destacou ainda que os custos de recuperação dos veículos foram elevados devido à necessidade de recursos financeiros e parcerias com prefeituras e associações sem fins lucrativos. Alguns desses processos, inclusive, estão em andamento através de doações feitas no sistema doações.gov, uma prioridade para a administração do órgão em 2025.
A nota também reforça o compromisso do INCRA com a transparência e com a manutenção do patrimônio público, buscando constantemente melhorar a infraestrutura dos projetos de assentamento. O INCRA, por meio de sua atuação, continua a trabalhar para garantir a pacificação de conflitos e levar assistência técnica, títulos e créditos à população rural, quilombolas e ribeirinhos no estado de Rondônia.
Essa declaração visa esclarecer as críticas recebidas e reafirmar os esforços contínuos do INCRA em Rondônia para a melhoria dos serviços prestados à população local.
Fonte: Portal Guajará.