A possibilidade de fechamento da “Escolinha”, uma extensão da Escola Salomão Silva, localizada na área da Comara, zona rural de Guajará-Mirim-RO, mobilizou a comunidade local nos últimos dias. A instituição atende aproximadamente cerca de 50 crianças da região e é mantida por meio de uma parceria entre a Associação da área da Comara e a Prefeitura Municipal.
Na tarde desta segunda-feira (20), moradores se reuniram com o prefeito Netinho para buscar uma solução e impedir o fechamento da escola. Após o encontro, ficou decidido que o atendimento dos alunos continuará no espaço cedido pela associação, com o compromisso da prefeitura de viabilizar a construção de um novo prédio escolar na região.
Segundo informações preliminares, a escolinha funciona em um espaço cedido pela Associação de Moradores da Comara (Amacne), que também arca com os custos de energia elétrica. Além disso, os pais das crianças colaboram para manter o funcionamento da instituição. Essa colaboração tem sido fundamental para garantir o acesso à educação em uma área tão afastada do centro urbano da cidade.
Após os pais manifestarem preocupação com o possível encerramento das atividades, o Portal Guajará entrou em contato com a secretária municipal de Educação, Tereza Crespo, para obter informações. Segundo ela, “houve uma reunião na associação e ficou decidido pelos pais que participaram o desejo de permanência do atendimento dos alunos no espaço cedido pela associação”. A secretária também afirmou que o prefeito Netinho acolheu a decisão da comunidade.
Ainda de acordo com Tereza, o prefeito se comprometeu a unir esforços com a Associação, a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação para viabilizar a construção de uma nova escola na Comara. “Com a cedência de terreno por parte da associação e unindo forças com todos os presentes, teremos um prédio adequado para atender nossos alunos como manda a legislação e como eles merecem: com qualidade”, destacou a secretária.
Em suas redes sociais, o prefeito Netinho divulgou um vídeo comentando a decisão de manter o funcionamento da escola na região. Ele enfatizou a importância de atender às necessidades da comunidade local e reafirmou o compromisso com a educação.
Com a continuidade da escola garantida no curto prazo, os próximos passos incluem a organização de recursos e a elaboração de um projeto para a construção de um novo prédio escolar. A cessão de um terreno pela Associação da área da Comara será um ponto-chave nesse processo.
A mobilização dos moradores e o apoio da prefeitura reforçam a importância do diálogo e da colaboração para superar desafios e garantir o direito à educação em comunidades rurais.
O Portal Guajará continuará acompanhando o caso e trará atualizações sobre o andamento do projeto de construção da nova escola e o funcionamento da Escolinha na Comara.
Fonte: Portal Guajará