Um vídeo gravado por um morador local gerou preocupação e chamou a atenção de moradores e das autoridades locais, após o registro de um pequeno desabamento na cabeceira da ponte do Ribeirão, localizada no município de Nova Mamoré-RO. No vídeo o morador preocupado com a situação, fez um alerta.
O Portal Guajará apurou que em julho de 2024, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou o tráfego nas novas pontes sobre os rios Araras (km 51,78) e Ribeirão (km 79,06), com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões do Governo Federal. A construção das novas pontes, em concreto, substituiu antigas pontes ferroviárias com mais de cem anos.
O caso foi levado ao conhecimento do vereador André do Sindicato (PT), que prontamente entrou em contato com o senador Confúcio Moura (MDB), buscando intervenção junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde uma equipe do DNIT irá vistoriar o local para realizar a análise necessária.
A BR-425/RO é uma via essencial para o transporte entre o Brasil e a Bolívia, conectando o estado de Rondônia à fronteira com o país vizinho em Guajará-Mirim. A rodovia, com 148,1 quilômetros de extensão, é uma importante ligação de tráfego, especialmente para caminhões de grande porte e veículos de passageiros.
O desabamento do aterro levanta um alerta para as autoridades sobre a necessidade de revisões e manutenções constantes nas obras de infraestrutura, especialmente após a conclusão de grandes investimentos.
A população local está em alerta e aguarda uma ação rápida das autoridades para reparar os danos e evitar o agravamento da situação.
Fonte: Portal Guajará.