O senador eleito por Rondônia, Jaime Bagattoli (PL) anunciou em entrevistas nos últimos dois dias em Porto Velho, que seus advogados irão entrar na Justiçam, requerendo danos morais contra o instituto Ipec (ex-Ibope) por sucessivos erros em sondagens eleitorais que o colocavam nas últimas posições durante a disputa. Em 29 de setembro segundo o Ipec, ele tinha apenas 8% das intenções. Três dias depois, nas urnas acabou vitorioso com 35,80%, derrotando Mariana Carvalho (União Brasil), que nas contas do instituto seria eleita com 43% dos votos válidos.
Bagattoli explica que esses erros causaram grandes problemas para sua candidatura não somente nessa, mas nas eleições passadas, quando o Ibope também o colocava atrás. O sucessor do instituto repetiu a desvantagem do senador nas três pesquisas realizadas sob contrato com a Rede Amazônica.
Ao explicar a posição, o senador eleito destaca que foi questionado se seu desempenho não aumentou para a vitória nos últimos três dias da campanha e ele respondeu que “jamais vi um time de futebol estar perdendo por 5 a 0 no final do jogo e mesmo assim conseguir uma vitória extraordinária”.
Mín. 23° Máx. 38°