Quarta, 22 de Janeiro de 2025
20°C 24°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Tribunal de Contas de Rondônia suspende compra de material didático para o ENEM

A representação foi formulada pela Secretaria Geral de Controle Externo da Corte de Contas

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondoniadinamica
26/12/2024 às 16h45
Tribunal de Contas de Rondônia suspende compra de material didático para o ENEM
Foto: Divulgação

Porto Velho, RO – O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) determinou a suspensão da compra de materiais didáticos destinados à preparação de alunos do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A decisão, proferida pelo Conselheiro Jailson Viana de Almeida, atende a uma representação que denunciou possíveis irregularidades no processo de aquisição, realizado por meio de inexigibilidade de licitação.

A representação, formulada pela Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-RO, apontou indícios de direcionamento da contratação e risco de inexigibilidade indevida. Segundo o documento, a Secretaria de Estado da Educação pretendia adquirir as coleções “Revisa Mais” e “Revisa ENEM”, publicadas exclusivamente pela MVC Editora LTDA e comercializadas no estado por uma única empresa.

Em sua decisão, o Conselheiro Jailson Viana de Almeida considerou que a ausência de um estudo técnico preliminar, que justificasse a escolha por um único fornecedor, configurava uma irregularidade e poderia causar prejuízos ao erário. Diante disso, o Tribunal decidiu suspender a compra e determinou a abertura de uma investigação para apurar as denúncias.

A Secretaria de Estado da Educação terá cinco dias para apresentar justificativas e comprovar a regularidade do processo. Caso não sejam apresentadas as devidas explicações, a responsável pela secretaria poderá ser multada em R$ 30 mil.

CONFIRA:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários