Sexta, 27 de Dezembro de 2024
20°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Vacinação infantil contra a COVID-19 deixa de ser obrigatória em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei e aguarda aprovação do Poder Executivo para ser sancionada

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Com informações do Tudo Rondônia
13/12/2024 às 10h50
Vacinação infantil contra a COVID-19 deixa de ser obrigatória em Rondônia
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei nº 311/2023, que permite que os pais decidam se querem vacinar seus filhos de 0 a 5 anos contra a COVID-19 no estado.

A proposta, apresentada pela deputada Dra. Taissa Sousa (Podemos), agora precisa ser sancionada pelo governo para começar a valer.

O projeto retira a obrigatoriedade da vacina para crianças pequenas e permite que os responsáveis escolham, sem sofrer punições, se irão vacinar seus filhos ou não.

A ideia do projeto de lei é garantir que os pais possam tomar a melhor decisão para suas famílias, respeitando diferentes opiniões e crenças.

Além disso, as instituições de saúde, públicas e privadas, terão que fornecer informações claras sobre a vacinação para que os pais possam fazer escolhas bem-informadas.

Assim, caso decidam vacinar os filhos, será necessário assinar um termo de consentimento.

O projeto também destaca que, mesmo com a liberdade de escolha, a decisão dos pais não prejudica os direitos das crianças, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).

A proposta, que torna a vacinação infatil da COVID-19 não obrigatória em Rondônia, garante que não haverá punições para os pais ou as crianças, buscando respeitar as opiniões de cada família.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários