Aqui em Porto-Velho, quando estávamos no aniversário de familiares tivemos a oportunidade de conversar com o Dr. Wenceslau sobre suas pretensões políticas e seu plano para nossa tão amada Guajará. Dessa conversa nasce essa matéria. Porque nossa família tem um grande amor por Guajará-Mirim, pois foi a cidade que nos acolheu. E nos sentimos incumbidos nessa luta por uma Guajará melhor, acreditamos na União de todas as gerações que estão em Guajará-Mirim para que possamos iniciar uma grande mudança.
Dr.Wenceslau Ruiz Linhares Neto nasceu em 14 de Junho de 1975 em Guajará-Mirim (RO); filho de Wenceslau Ruiz Juarez, nascido no Iata que por muito tempo trabalhou como “marreteiro” vendendo banana, peixe e ainda trabalhou na estrada de Ferro com a “marretagem”. Foi extrativista no seringal do Abunã até o Rio Guaporé. E filho de Eunice Maria dos Santos que se dedicava a cuidar dos filhos e do marido. Era costureira e tinham uma venda que chamavam de Quiosque. E dessa forma lutaram para dar uma vida melhor para os filhos.
Dr.Wenceslau estudou na Escola Almirante Tamandaré, Paulo Saldanha e Rocha Leal. Após terminar o ensino Médio decidiu estudar Medicina e num ato de Fé pediu para Deus esclarecer se era essa carreira que queria seguir. Ao ser levado numa consulta por sua mãe ao médico, ainda muito criança, a paixão por Medicina floresceu em seu coração. Porque o intuito ao cursar Medicina era ajudar as pessoas. No entanto, seus pais não tinham condições de custear seus estudos na área escolhida. Após muitos conselhos e decisões seu pai decidiu ligar para parentes em Maceió foi quando Dr.Wenceslau com muito sacrifício conseguiu fazer o cursinho. Entre tantas dificuldades teve a oportunidade de desistir, mas não o fez porque seu sonho era maior e sua vontade de vencer era uma constante em sua caminhada. O resultado foi o esperando: passou no vestibular na Universidade Federal de Maceió (1993-1999). Após concluir seu curso de Medicina especializou-se em Cirurgia Geral (2001-2004). É casado há 24 anos com Lidiane de Almeida Santos Ruiz. Dessa união nasce três filhos.
Dr.Wenceslau diz no determinado tempo da conversa que lia muitos jornais e via que com a política podia ajudar as pessoas já que a Medicina fazia o mesmo sendo de outra forma. Quando retorna para Guajará viu que muitas coisas não aconteciam por causa da política. E encontrou nas ações sociais usando sua profissão de Médico uma forma de poder ajudar a população carente.
No determinado momento eu pergunto o que ele quer para Guajará? E ele responde que a política é a única forma de mudar em prol do povo. Mas que sabe que é preciso pagar um alto preço. E ele continua dizendo: “Um Deputado Federal exerce poder político e tem emendas para mudar a situação atual de Guajará. É preciso representatividade política pautada na busca de apoio nos Ministérios usando a influência de um Deputado Federal e a partir daí, ter um alinhamento com o Município e estender essa representatividade para todos os municípios de Rondônia e atender não somente Guajará, mas todos os Municípios carentes”.
Wenceslau persiste neste sonho político para poder ser um agente transformador como o mesmo diz “através da representatividade”. Isso me faz lembrar o que Arianna Huffington diz: “Coragem é como um músculo. Eu sei por experiência própria que quanto mais eu exercito, mais natural fica para eu não deixar meus medos me vencerem.” Ele tem um sonho e coragem e ele tem exercitado isso por muitos anos até o momento que decidiu sair Deputado Federal por Guajará-Mirim (RO), seus medos não puderam vencê-lo quando decidiu ir para Maceió lutar por um sonho e com certeza esse tempo em que vivemos que é de decisão Dr.Wenceslau está exercitando seus músculos para que nessa luta ele construa essa caminhada naturalmente.
Nossa Guajará clama por uma mudança em todos os âmbitos, e talvez seja a hora de pensarmos na representatividade que podemos ter através de um homem que nunca desistiu de sua caminhada. Realmente, o povo Guajará-Mirense é um povo aguerrido que tem enfrentando tantas batalhas e ainda assim, não perdeu a vontade, o sonho de viver numa Guajará melhor. Sempre acredito numa frase: “Juntos somos mais fortes!”. Guajará-Mirim é sim a pérola formosa de tradições e uma cidade virtuosa que se reerguerá.
Mín. 23° Máx. 38°